Sexo
Definição: As características de criaturas terrestres que servem como meio de reprodução pela interação de dois genitores. As diferenças entre os sexos masculino e feminino têm efeitos de grande alcance sobre a vida humana. Visto que o próprio Deus é a Fonte da vida e visto que os humanos devem refletir suas qualidades, a capacidade de transmitir vida por meio de relações sexuais precisa ser tratada com grande respeito.
Ensina a Bíblia que é pecado ter relações sexuais?
Gên. 1:28: "Deus os abençoou [a Adão e Eva] e Deus lhes disse: 'Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra.'" (Não requeria o cumprimento dessa ordem divina que tivessem relações sexuais? Não era pecado fazer isso, e sim estava em harmonia com o propósito de Deus de povoar a terra. Alguns pensam que o 'fruto proibido' no Éden foi talvez uma referência simbólica a uma restrição ou até mesmo uma proibição da parte de Deus a terem Adão e Eva relações sexuais. Mas isso contradiz a ordem de Deus citada acima. Contradiz também o fato de que, embora Adão e Eva comessem do fruto proibido no Éden, a primeira menção que se faz de terem tido relações sexuais foi depois de serem expulsos de lá. Gên. 2:17; 3:17, 23; 4:1.)
Gên. 9:1: "Deus prosseguiu abençoando Noé e seus filhos e dizendo-lhes: 'Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra.'" (Esta bênção adicional, junto com a reexpressa ordem divina de procriarem, foi dada depois do Dilúvio global dos dias de Noé. Não mudara o conceito de Deus sobre as relações sexuais lícitas.)
1 Cor. 7:2-5: "Por causa da prevalência da fornicação, tenha cada homem a sua própria esposa e tenha cada mulher o seu próprio marido. O marido renda à esposa o que lhe é devido; mas, faça a esposa também o mesmo para com o marido. . . . Não vos priveis um ao outro disso, exceto por consentimento mútuo, por um tempo designado, . . . a fim de que Satanás não vos tente pela vossa falta de comedimento." (Mostra-se assim que o que é errado é a fornicação, não as relações sexuais corretas entre marido e esposa.)
É errado ter relações sexuais antes do casamento?
1 Tes. 4:3-8: "Isto é o que Deus quer . . . que vos abstenhais de fornicação; que cada um de vós saiba obter posse do seu próprio vaso em santificação e honra, não em cobiçoso apetite sexual, tal como também têm as nações que não conhecem a Deus; que ninguém vá ao ponto de prejudicar e de usurpar os direitos de seu irmão neste assunto, pois Deus é quem exige punição por todas estas coisas, assim como vos dissemos de antemão e também vos demos testemunho cabal. Pois Deus nos chamou, não com uma concessão para a impureza, mas em conexão com a santificação. Assim, pois, quem mostra falta de consideração, não desconsidera o homem, mas a Deus, que pôs em vós o Espírito Santo." (A palavra grega por·neí·a, traduzida "fornicação", refere-se a relações sexuais entre pessoas não casadas, também a relações extramaritais da parte de pessoas casadas.)
Efé. 5:5: "Nenhum fornicador, nem pessoa impura, nem pessoa gananciosa que significa ser idólatra tem qualquer herança no reino do Cristo e de Deus." (Isto não significa que alguém que no passado foi fornicador não possa gozar das bênçãos do Reino de Deus, mas precisa deixar esse modo de vida para ter a aprovação de Deus. Veja 1 Coríntios 6:9-11.)
Aprova a Bíblia viver juntos como marido e esposa sem casamento legal?
Veja "Casamento cristão".
Que diz a Bíblia sobre o homossexualismo?
Rom. 1:24-27: "Deus, em harmonia com os desejos dos seus corações, entregou-os à impureza, para que os seus corpos fossem desonrados entre si . . . Deus os entregou a ignominiosos apetites sexuais, pois tanto as suas fêmeas trocaram o uso natural de si mesmas por outro contrário à natureza; e, igualmente, até os varões abandonaram o uso natural da fêmea e ficaram violentamente inflamados na sua concupiscência de uns para com os outros, machos com machos, praticando o que é obsceno e recebendo em si mesmos a plena recompensa, que se devia ao seu erro."
1 Tim. 1:9-11: "A lei é promulgada, não para o justo, mas para os que são contra a lei e os indisciplinados, ímpios e pecadores, . . . fornicadores, homens que se deitam com machos, . . . e qualquer outra coisa que haja em oposição ao ensino salutar, segundo as gloriosas boas novas do Deus feliz." (Compare com Levítico 20:13.)
Judas 7: "Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, . . . tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante de nós como exemplo de aviso por sofrerem a punição judicial do fogo eterno." (O nome Sodoma se tornou a base para a palavra "sodomia", que designa usualmente uma prática homossexual. Veja Gênesis 19:4, 5, 24, 25.)
Qual é a atitude dos verdadeiros cristãos para com os que têm antecedentes de homossexualismo?
1 Cor. 6:9-11: "Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens . . . herdarão o reino de Deus. E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o Espírito Santo." (Quaisquer que sejam os antecedentes das pessoas, se abandonarem agora suas anteriores práticas impuras, seguirem as normas justas de Deus e exercerem fé na sua provisão para o perdão de pecados por meio de Cristo, podem gozar de uma condição limpa perante Deus. Depois de se corrigirem, poderão ser acolhidas na congregação cristã.)
Os verdadeiros cristãos sabem que, mesmo os desejos errados profundamente arraigados, incluindo os que talvez tenham uma base genética ou que envolvam causas físicas, ou fatores ambientais, não são invencíveis para pessoas que realmente desejam agradar a Deus. Algumas pessoas são por natureza muito emotivas. Talvez no passado tenham soltado a rédea a acessos de ira; mas, o conhecimento da vontade de Deus, junto com o desejo de lhe agradar e a ajuda de seu Espírito as habilitam a desenvolver autodomínio. Alguém talvez seja alcoólico, mas, com motivação correta, pode refrear-se de beber e assim evitar tornar-se bêbedo. Assim também, alguém talvez se sinta fortemente atraído a outros do mesmo sexo, mas, seguindo o conselho da Palavra de Deus, pode permanecer puro, refreando-se de práticas homossexuais. (Veja Efésios 4:17-24.) Deus não permite que continuemos a pensar que a conduta errada realmente não faz diferença; ele nos avisa bondosa, mas firmemente sobre as conseqüências e provê ajuda abundante aos que desejam 'desnudar-se da velha personalidade com as suas práticas e revestir-se da nova personalidade'. Col. 3:9, 10.
É porventura o conceito bíblico sobre o sexo antiquado e desnecessariamente restritivo?
1 Tes. 4:3-8: "Isto é o que Deus quer, . . . que vos abstenhais de fornicação . . . Assim, pois, quem mostra falta de consideração, não desconsidera o homem, mas a Deus, que pôs em vós o seu Espírito Santo." (O conceito bíblico sobre o sexo não é simplesmente algo que foi desenvolvido por certas pessoas que viveram há muitos anos. Procede do Criador da humanidade; esclarece o que se requer de alguém para que obtenha a aprovação dele; provê também orientação que contribui para a estabilidade das famílias e para o relacionamento sadio e feliz fora da família. Os que seguem esse conselho resguardam a si mesmos de profundas marcas emocionais e de doenças repugnantes que acompanham a conduta imoral. O conselho da Bíblia é muito atual em satisfazer as necessidades dos que desejam ter uma consciência limpa perante Deus e uma vida livre de frustração desnecessária.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário